quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Acha que sabe gerir o seu orçamento familiar?

Pequenos hábitos do dia-a-dia podem fazer toda a diferença na gestão do seu orçamento familiar. 
  
Descubra em 10 questões se é hábil a fazer a gestão do seu dinheiro ou se, pelo, contrário, precisa de fazer uma mudança radical de hábitos para conseguir ver o seu dinheiro a crescer.

1. Quando chega ao fim do mês qual é a percentagem do seu rendimento mensal que consegue poupar?
a) Nenhuma
b) Até 10%
c) Mais de 10%

2. Sabe quanto pesam no seu orçamento familiar gastos extraordinários, como as viagens de férias ou a compra de ‘gadgets'?
a) Sim
b) Não
c) Mais ou menos

3. Quantos créditos tem?
a) Nenhum
b) Entre 1 e 3
c) Mais de 3

4. Quando recorre ao crédito prefere financiamentos com prazos mais longos de forma a que o seu rendimento mensal chegue para fazer face às suas actuais despesas mensais sem se preocupar com o futuro?
a) Sim
b) Não
c) Às vezes

5. Qual a percentagem do rendimento mensal da sua família que vai para despesas com crédito à habitação?
a) Menos de 25%
b) Entre 25% e 40%
c) Mais de 40%

6. Quando vai ao supermercado compra apenas os produtos de que mais gosta sem olhar para o preço?
a) Sim
b) Não
c) Às vezes

7. Quando vai ao supermercado, as marcas brancas fazem parte da sua lista de compras?
a) Sim
b) Não
c) Às vezes

8. Quanto faz as contas ao seu orçamento familiar preocupa-se primeiro em contabilizar as suas despesas e só depois vê se os seus rendimentos são suficientes para fazer face a esses encargos?
a) Sim
b) Não
c) É indiferente

9. Quando recebe dinheiro extraordinário, como o subsídio de férias, de Natal ou o reembolso do IRS, o que faz com ele?
a) Gasta
b) Paga dívidas
c) Poupa ou investe

10. Quando volta das compras, acontece-lhe aperceber-se de que gastou muito mais dinheiro do que devia mas não consegue perceber bem como o gastou?
a) Sempre
b) Nunca
c) Às vezes

Pontuação das respostas:
1-a)1, b)2, c)3; 2-a)3, b)1, c)2; 3-a)3, b)2, c)1; 4-a)1, b)3, c)2; 5-a)3, b)2, c)1; 6-a)1, b)3, c)2, 7-a)3, b)1, c)2; 8-a)1, b)3, c)2; 9-a)1, b)2, c)3; 10-a)1, b)3, c)2.

Até 16 pontos:
A gestão do seu orçamento familiar está próxima de ser um desastre. Tem que tomar medidas o mais rápido possível e alterar a maior parte dos seus hábitos. Esteja mais atento à gestão do seu orçamento e planeje melhor os seus gastos e a sua poupança. É imperativo mudar alguns hábitos de consumo. Comece por projectar algo entre o ideal e o razoável, e vá ajustando mês a mês. Caso contrário, poderá estar à beira da falência.

Entre 17 e 23 pontos:
Nem tudo corre mal na gestão do seu orçamento familiar. Tem noção da importância de algumas medidas e controla com alguma segurança receitas e despesas. Mas, claro que sempre pode fazer melhorias e mudar alguns hábitos de poupança e despesa.

A partir de 24 pontos:
Poderá considerar-se um exemplo para os outros. Sabe bem como gerir as suas finanças pessoais. Se continuar a organizar as suas despesas e poupanças desta forma, conseguirá viver com algum desafogo e amealhar um bom pé-de-meia para a velhice.

Diário Económico

0 comentários:

Enviar um comentário