terça-feira, 28 de maio de 2013

Dia Internacional do Brincar/Jogar



O Dia Internacional do Brincar/Jogar celebra o artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas, reforçando que Brincar é um direito. Relembra que o Brincar é uma fonte inesgotável de alegria, uma actividade fundamental para o desenvolvimento do ser humano, essencial para a saúde física e mental. 


E se os pais usassem óculos “cor-de-rosa” e fossem “ detectives” do bom comportamento?

Brincar 10 minutos diários com os filhos em idade pré-escolar, sem fazer mais nada em simultâneo, e de forma cooperativa, contribui para reduzir os distúrbios de comportamento, como por ex. hiperactividade, défice de atenção, oposição (a criança opõe-se a qualquer ordem do adulto) e desafio e agressividade, comprova um estudo da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Com o objectivo de ampliar esta comemoração no nosso país, o Sector da Actividade Lúdica iniciou em 2012 o movimento: “A Brincar e a Jogar, ao Dia da Criança eu vou Chegar!”.
Este ano, lançaram o desafio a todos os espaços lúdicos do país, para se juntarem a eles numa iniciativa inovadora, a nível nacional, participando na realização do Flash Mob “Dia Internacional do Brincar/Jogar” nas suas localidades e que tem como objectivo sensibilizar a comunidade em geral para a importância do brincar e do jogar.

0 comentários:

Enviar um comentário