terça-feira, 14 de outubro de 2014

"O meu filho não fala"

O desenvolvimento da linguagem gera muitas perguntas e, por vezes, alguma ansiedade. Na maioria dos casos não se trata de um verdadeiro atraso, mas apenas de um desvio em relação à média das outras crianças, sem que isso tenha qualquer significado.
São os pais quem melhor podem detectar problemas na fala ou linguagem, mas para isso têm de estar atentos aos sinais de alarme.



Infância

- Aos 2 anos não fala ou começou a dizer as primeiras palavras mais tarde do que o habitual;
- A criança não produz ainda frases com duas palavras (ex. quero bolo) aos 2 anos;
- Apresenta menos de 50 palavras aos 2 anos;
- Não compreende ordens/indicações simples ou o que lhe é dito;
- Não produz frases curtas ou não responde a perguntas simples;
- Aos 3 anos ainda não produz frases ou possui um vocabulário reduzido;
- As palavras não são muito claras ou a fala da criança não facilmente percebida pelos ouvintes;
- Omite alguns sons ou letras;
- Mostra-se relutante em imitar sons ou palavras;
- Mostra-se desinteressada em comunicar com as pessoas;
- Não faz perguntas;
- Mostra-se frustrada ao tentar comunicar;
- Apresenta esforço para e/ou ao falar;
- Tem mais de 4 anos e gagueja;
- Fala pelo nariz;
- Apresenta uma linguagem ainda imatura ou abebezada para além do tempo regular;
- Usa maioritariamente palavras concretas como objectos, utilizando menos verbos ou adjectivos;
- Utiliza frequentemente palavras genéricas ou vazias (ex. Isto põe ali assim; Este coiso, …);
- Existe a necessidade de adaptar o discurso ou falar de um modo especial ou de recorrer a objectos ou gestos para a criança o perceber;
- Apresenta dificuldades em memorizar ou acompanhar canções infantis;
- Repete palavras ou enunciados sem prosódia imediatamente após a palavra ouvida do interlocutor ou algum tempo depois. 


Idade Escolar

- Troca um ou alguns sons/letras por outro ou outros ao falar, ler ou escrever;
- Apresenta dificuldades ao ler e escrever;
- Grita muito e fica rouca com frequência;
- Persiste em usar maioritariamente palavras concretas como objectos, utilizando menos verbos ou adjectivos;
- Permanece a utilizar frequentemente palavras genéricas ou vazias (ex. Isto põe ali assim; Este coiso, …);
- Continua a usar frases incompletas ou faz frases com erros gramaticais;
- Tem dificuldade em compreender e executar;
- Apresenta dificuldades em comunicar com os amigos;
- Alguma vez gaguejou por um período superior a 4-6 meses.

Na presença de um destes sinais de alarme deverá falar com o médico assistente do seu filho, que se considerar indicado solicitará uma consulta de pediatria do desenvolvimento, avaliação audiológica, avaliação por terapia da fala e, eventualmente, psicologia. A detecção precoce é crucial!

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